nov
25

Pasta Térmica

criado em novembro 25th 2014 / Informativos & Reviews / 0 Comentários

Boa tarde galera. Hoje escreverei sobre algo renegado por poucos e desconhecido da maioria. Estou falando de uma coisa chamada pasta térmica.

Mas afinal, o que é esse negócio e para que serve? Vamos lá!

Como podem ver na imagem abaixo a pasta térmica é um componente líquido/pastoso. Ela pode possuir diversas composições químicas diferentes e serve como interface térmica entre o chip e o dissipador de calor. A maioria dos usuários normais vai perguntar o que é um dissipador, o que é uma interface térmica e para que servem essas coisas complicadas! Calma que explicarei mais adiante.

 

7154649094

 

Vamos começar do começo. Primeiramente devemos entender como funciona o sistema de refrigeração de um computador. A maioria dos computadores, e os Macs estão incluídos nisso, utilizam um sistema de refrigeração a ar, com um dissipador de calor metálico e uma ou mais ventoinhas. O problema é que nem os chips nem os dissipadores têm um acabamento perfeitamente liso e isso faz com que o contato entre o dissipador e o chip não seja total. Como o princípio de funcionamento de um conjunto de dissipador e ventoinha se baseia em transferência de calor por meio de contato, se não preenchermos essas imperfeições com alguma substância condutora de calor, a transferência de calor será prejudicada e consequentemente a refrigeração do equipamento estará comprometida. É aí que entra a pasta térmica. Ela é um componente crucial para garantir a boa refrigeração do seu computador, por isso ela é aplicada em todas as máquinas antes de saírem da fábrica. Esse líquido faz o contato entre o dissipador e o chip ficarem mais próximos do contato total, aumentando a transferência de calor e consequentemente aumentando a quantidade de calor transmitida do chip ao dissipador que posteriormente é resfriado pela ventoinha que joga ar frio em cima das aletas metálicas do conjunto.

E então você pergunta: “Tá, e por que eu preciso me preocupar com isso se essa tal de pasta térmica já é aplicada na fábrica?”. A resposta é simples. A pasta térmica tem tempo de validade e com o passar do tempo ela resseca e para de fazer seu papel, passando a atrapalhar mais do que ajudar. É recomendável que ela seja trocada no mínimo uma vez por ano. É mais ou menos como a troca de óleo que você precisa fazer no seu carro. O carro também vem com óleo da fábrica, mas todo mundo sabe que se ele não for trocado periodicamente o motor com certeza vai apresentar problemas em pouco tempo. O mesmo acontece com o seu computador. Se o componente de interface térmica não for trocado regularmente a placa pode aquecer e queimar. Aqui em Balneário Camboriú temos ainda dois agravantes. O primeiro é o calor e o segundo é a famigerada maresia que acaba com tudo. Temos esses dois problemões aqui. O calor é um baita problema pois o ressecamento da pasta se dá justamente pelo aquecimento e resfriamento constante e quanto mais aquece, pior fica. A maresia além de ajudar a envelhecer a pasta ainda encrusta nos componentes internos do computador podendo até mesmo causar curto-circuito.

A maioria das assistências não comunica os clientes sobre a importância dessa manutenção preventiva. Isso é péssimo para o cliente que hora ou outra vai ter sua placa queimada e terá que desembolsar uma grana preta caso queira sua máquina de volta! Aqui na Pineapple sempre falamos aos nossos clientes da importância dessa preventiva. Aqui fazemos a limpeza interna e troca de pasta térmica em toda linha de computadores Apple e também de outras marcas. Sou técnico certificado em Mac pela Apple e tenho conhecimento para executar essa troca com a maior agilidade e tranquilidade possível para nossos clientes. Se sua máquina tem mais de 1 ano de uso traga para a Pineapple para uma avaliação.IMG_1044

 

 

Engenheiro Mecatrônico e Técnico Apple Certificado em Macintosh, é viciado em tecnologia e dono de uma loja e assistência especializada em produtos Apple.

Gostariamos de saber a sua opinião